quinta-feira, 26 de março de 2009

Projeto de Arte e Incentivo à Cultura


                                                                    

A arte pode ser compreendida como fator formador e transformador do homem e sociedade. É uma construção representativa que se manifesta na história nas diferentes civilizações. A cultura se encontra arreigada ao povo, não pode ser retirada dele, mas a arte pode propulsionar, transformando, acrescentando e se manifesta nas diferentes linhas do tempo, especialmente nas nações ocidentais, que desenvolveram escolas que remontam a História da Arte.
Estas mudanças nos fazem entender melhor a história e o comportamento dos povos, pois estão presentes nas obras artísticas, vestimentas, comunicação visual e são somadas ao desenvolvimento tecnológico e da sua apreensão.
A cultura de um povo passa por um processo nas gerações, como uma árvore, na qual as raízes são vetores do alimento. Extrai da terra e leva até os mais novos frutos. Os fatores de transformação cultural são informados neste vetor de conhecimento, que modifica, transforma.
O ensino da arte na educação formal visa trazer ao aluno a apreciação da arte, a compreensão da cultura a partir do seu povo, num resgate que envolve a sua posição na história mundial, como um indivíduo participativo, que se expressa artisticamente e que compreende as diferentes leituras do mundo, da arte e da mídia, no entendimento dos seus significados.
Os vetores culturais e educacionais têm como função proporcionar esta ligação do estudante ao processo de criar, de descobrir através do conhecimento de si próprio, do espaço e do tempo em que vive, pois o homem é o único ser capaz de criar e, manifestar suas emoções pela arte.
Os focos de estudo no ensino da arte nas escolas podem ser diversos, conforme os objetivos de cada comunidade escolar, e pode ser abordado seguindo temáticas próprias, mas deve conter as informações que proporcionem o entendimento da mesma e, pode se organizar em dois pontos essenciais:
· A história da arte e da humanidade, nas diferentes épocas e suas principais características culturais manifestas (como música, costumes, roupas, literatura e arquitetura) são revistas em paralelo com a atividade prática, que deve proporcionar novas leituras criativas individuais, através de pesquisa com enfoque multidisciplinar.
· Conteúdos técnicos e criativos em atividades de desenho e pintura, artesanato, literatura e produções livres das diferentes linguagens artísticas.
Com esta dinâmica ocorre uma compreensão do estudante ser um indivíduo pertencente a uma cultura, no espaço e tempo histórico, e que se encontra numa formação coletiva do que é construir a concepção de arte e cultura.


MATERIAL DE APOIO - Existe uma vasta literatura sobre o ensino da arte nas escolas, mas como opção para reflexão do professor e aluno o material educacional produzido pelo Instituto Arte na Escola traz um apoio aos professores, fornece conteúdos e critérios e, ainda proporciona curso de formação específica aos temas abordados com material de pesquisa. O site ainda fornece experiências educativas de todo o país.

Imagem: Desenho e aquarela de Lívia Albuquerque Barbosa.

Um comentário: