quinta-feira, 26 de março de 2009

Projeto de Arte e Incentivo à Cultura


A arte pode ser focada como fator formador e transformador do homem e como objeto representativo destas manifestações na história das diferentes civilizações. A cultura que é arraigada ao povo, não lhe é tirada, mas transformada e é manifesta na cultura nas diferentes linhas do tempo, especialmente nas nações ocidentais.
Estas mudanças nos fazem entender melhor a história e o comportamento de um povo, pois estão presentes nas obras artísticas, vestimentas, comunicação visual e são somadas ao desenvolvimento tecnológico e da sua apreensão.
A cultura de um povo passa por um processo nas gerações, como uma árvore, na qual as raízes são vetores do alimento. Extrai da terra e leva até os mais novos frutos. Os fatores de transformação cultural são informados, como um vetor de conhecimento, que modifica, transforma.
O ensino de arte e educação visa trazer ao aluno a apreciação da arte, a compreensão da cultura brasileira, num resgate que envolve a sua posição na história mundial, mas como do indivíduo participativo, que se expressa artisticamente e que compreende as diferentes leituras do mundo, da arte e da mídia, no entendimento dos seus significados.
Os vetores culturais e educacionais têm como função proporcionar esta ligação do aluno ao processo de criar, de descobrir com o conhecimento de si próprio e do espaço e do tempo em que vive, pois o homem é o único ser que é capaz de criar e manifestar suas emoções pela arte.
Os focos de estudo no ensino da arte nas escolas podem ser diversos, conforme os objetivos de cada comunidade escolar, e pode ser abordado seguindo temáticas próprias, mas deve conter as informações que proporcionem o entendimento da mesma e pode se organizar em dois pontos essenciais:
· A história da arte e da humanidade, nas diferentes épocas e suas principais características culturais manifestas (como música, costumes, roupas, literatura e arquitetura) são revistas em paralelo com a atividade prática, que deve proporcionar novas leituras criativas individuais, através de pesquisa com enfoque multidisciplinar.
· Conteúdos técnicos de desenho e pintura, artesanato, literatura e produções livres das diferentes linguagens artísticas.

MATERIAL DE APOIO - Existe uma vasta literatura sobre o ensino da arte nas escolas, mas como opção para reflexão do professor e aluno o material educacional produzido pelo Instituto Arte na Escola traz um apoio aos professores, fornece conteúdos e critérios e, ainda proporciona curso de formação específica aos temas abordados com material de pesquisa. O site ainda fornece experiências educativas de todo o país.

imagem - www.foyerdelart.com

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