quarta-feira, 6 de maio de 2009

História em Quadrinhos


Os gibis têm a particularidade de unir duas riquíssimas formas de expressão cultural: a literatura e as artes plásticas. Isso os torna uma fonte preciosa de inspiração para as iniciativas didáticas. Há histórias em quadrinhos excelentes que, pelo enredo, pela linguagem e pela qualidade das ilustrações, podem dar contribuições valiosas às suas aulas. Usar quadrinhos em classe, montar uma gibiteca e até fazer um gibi, é trabalho que envolve exercícios de literatura, criatividade, composição e de desenho. A decisão de como, quando e quais histórias em quadrinhos devem ser usadas vai depender da proposta pedagógica da escola, dos objetivos do trabalho e do ritmo da sua turma.

MEC RECOMENDA O USO EM CLASSE
"Por associarem imagens e textos, os gibis ajudam as crianças a aprender a ler e a avançar rapidamente na leitura", afirma a pedagoga Maria Cristina Ribeiro Pereira, coordenadora geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A recomendação de usar histórias em quadrinhos nas escolas consta do volume dos PCN dedicado ao ensino da Língua Portuguesa. Os PCN são uma série de sugestões para a mudança dos conteúdos disciplinares da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, que foi apresentado em 1997 pelo MEC.
Nos gibis, as crianças conseguem deduzir o significado da história, que não são capazes ainda de ler diretamente, observando a imagem. "Isso dá a elas a sensação de serem leitores, o que é importante no processo de alfabetização", explica Maria Cristina. Para crianças que nunca tiveram contato com a leitura, o professor deve, antes de tudo, ensiná-las como se lê o gibi, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Proposição Pedagógica: Gibi na Escola.
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